Border Collie

div.png

O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Não é à toa que vemos essa raça toda hora em comerciais e filmes. Além de inteligentes, são super simpáticos e bonitos.
O Border Collie é um pacote de energia física e mental só esperando para se soltar no mundo. É uma das raças mais inteligentes e obedientes. Se puderem fazer exercícios suficientes, ele é um companheiro fiel e leal. Ele se concentra em tudo que faz e costuma encarar, o que costuma irritar outros animais.
É um cão com extrema vitalidade e uma enorme necessidade de executar tarefas, por isso não é incomum encontrar relatos de borders que, na falta de um rebanho de ovelhas para cuidar, acaba pastoreando patos, crianças... enfim, qualquer coisa que se mova.

Segundo o pesquisador Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães, a raça está em primeiro lugar entre as 133 que tiveram sua inteligência de obediência e trabalho. De acordo com o levantamento, 190 dos 199 juízes participantes situaram o Border entre os dez melhores, o que lhe garantiu a liderança do ranking.

 

Expectativa de vida: de 10 a 17 anos

Cores: Branco, Preto, Azul, Lilás, Azul merle, Tricolor, Red Merle, Red Australian

Altura: Macho: 48–56 cm, Feminino: 46–53 cm

Personalidade: Persistente, Responsivo, Esperto, Energético, Alerta, Inteligente

Peso: Macho: 14–20 kg, Feminino: 12–19 kg

Origem: Reino Unido, Inglaterra, País de Gales
Posição no ranking de inteligencia: 1ª posição

Doghousefilhotes.com
Doghousefilhotes.com
Doghousefilhotes.com

Curiosidades

 

Acredita-se que o nome “Collie” deriva da palavra do idioma gaélico equivalente a “útil”, porque, nessa época, ele era usado como cão de pastoreio, papel que ainda tem por causa de sua inteligência e sua agilidade.

Ainda que os celtas tenham se instalado na Irlanda, o Border Collie se desenvolveu na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra (por isso leva o nome “border”, que quer dizer fronteira em inglês). Então, Border Collie significa “cão útil da fronteira”.