Shih Tzu

 

div.png

Sucesso entre as raças preferidas dos donos de pets brasileiros, o Shih Tzu é um cão de porte pequeno e personalidade forte, sendo caracterizado pelo grande ânimo e o jeito extrovertido. Dono de uma pelagem comprida e lisa, o cão da raça se destaca por onde passa, já que, além de ser alegre e sociavel.
o shih tzu é um cão ideal para apartamento. Isto porque, trata-se de um cão que não necessita de muito espaço e nem de muito exercício. Ficar deitado no sofá, ao lado do tutor já é o paraíso para um cachorro dessa raça.
Muita gente confunde o Shih Tzu com a raça Lhasa Apso e de fato estas mostram-se bem semelhantes. Ditas semelhanças não são por acaso: pelo que sabemos da genéticas destes cãezinhos, se estima que o Shih Tzu surgiu a partir de diversos cruzamentos do Lhasa Apso com outras raças

 

 

 

 

 

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos

Cores: Preto, Branco, Tigrado, Fígado e Branco, Castanho escuro, Castanho-claro, Preto e branco, Azul, Dourado

Altura: Feminino: 20 – 28 cm (Adulto, até à cernelha), Macho: 20 – 28 cm (Adulto, até à cernelha)

Origem: China, Tibete

Peso: Feminino: 4 – 7,2 kg (Adulto), Macho: 4 – 7,2 kg (Adulto)

Personalidade: Astuto, Brioso, Extrovertido, Amigável, Afetuoso
Posição no ranking de inteligencia: 70ª posição

High-Resolution-cute-puppy-pictures-109.jpg
Shih Tzu DogHouse2.jpg
Shih Tzu DogHouse.jpg

Curiosidades

 

O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora o Shih Tzu seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O Shih Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o Shih Tzu na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.
 
O Shih Tzu foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real.